top of page
consórcio 980x250.jpg

GLOBO VAI REEXIBIR "O REI DO GADO", NOVELA QUE LEVOU GUAXUPÉ AO MUNDO


O ator Raul Cortez e Olavo Barbosa na Fazenda São José (Foto: Arquivo/Revista Mídia)

Referência da teledramaturgia brasileira, ‘O Rei do Gado’ marcou uma época e volta ao ‘Vale a Pena Ver de Novo. Além de receber diversos prêmios nacionais, a novela foi premiada internacionalmente, em 1997, com o Certificado de Honra ao Mérito no San Francisco International Film Festival, concorrendo com mais de mil produções de 62 países.


Protagonizada por Antonio Fagundes e Patricia Pillar, a obra escrita por Benedito Ruy Barbosa com a colaboração de Edmara e Edilene Barbosa, direção geral e núcleo de Luiz Fernando Carvalho e direção de Carlos Araújo, Emílio di Biase e José Luiz Villamarim, estreou no horário nobre, em 1996.


‘O Rei do Gado’ conta a história do romance entre o latifundiário pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e a bóia-fria Luana (Patricia Pillar), ambos descendentes de duas famílias rivais de imigrantes italianos, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café. A novela, que foi vendida para mais de 30 países, retrata a questão da disputa de terra, tema de cunho social que é uma característica de Benedito em suas obras.


Conforme explicou o jornalista Milton Neves, que é amigo do autor Benedito Ruy Barbosa, o procurou quando estava escrevendo a novela, pois precisava de uma fazenda de leite e café para locação.


Benedito Ruy Barbosa e Milton Neves

"Ele veio à Muzambinho, onde o recebi. Conheceu várias fazendas na região de Areado e Alfenas. Liguei para o sr. Olavo Barbosa que prontamente nos recebeu. Benedito conheceu a Fazenda São José e se encantou com tudo o que viu. Estava definida a locação da novela. Olavo e Benedito se tornaram grandes amigos", disse Neves.


Diversas cenas da novela foram gravadas na Fazenda São José. Na foto em destaque, o ator Raul Cortez, que interpretava Geremias Berdinazzi, aparece ao lado de Olavo Barbosa.


Na época das gravações, a cidade parou para assistir às filmagens pela cidade. Muitos ainda têm cópias dos scripts que foram dadas de presente pelos atores.


Guaxupé ganhou projeção mundial e tornou-se conhecida como "a terra do Rei do Gado".


Antonio Fagundes, Glória Pires, Patricia Pillar, Letícia Spiller, Marcello Antony, Leonardo Brício, Manuel Boucinhas, Tarcísio Meira, Eva Wilma e Cláudio Corrêa e Castro, Raul Cortez, Fábio Assunção, Carlos Vereza e Vera Fischer são alguns dos nomes que estão nesta trama, que ficou no ar de 17 de junho de 1996 a 14 de fevereiro de 1997, e foi reprisada pela primeira vez no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, em 1999.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page