top of page
consórcio 980x250.jpg

FERNOIT COMPLETA UM ANO DE SUCESSO, EMPREGO E RENDA PARA GUAXUPÉ

Segundo um dos organizadores, feira noturna gera cerca de 400 empregos, reúne cerca de 2 mil pessoas e um faturamento de, aproximadamente, R$ 100 mil por edição
Tiago Tavares é um dos organizadores da Fernoit

Um dos grandes projetos econômicos, culturais e turísticos em Guaxupé foi a criação da Feira Noturna, a FERNOIT, que acontece uma vez por mês, na Avenida Felipe Elias Zeitune, em frente a antiga Estação Mogiana.


O vendedor Tiago Tavares, de 33 anos, faz parte da comissão organizadora e foi um dos que trouxe essa ideia para Guaxupé. Ele contou que visitou cerca de 15 cidades que já realizam a feira noturna e criou um projeto no final de 2020 - quando o mundo estava na Pandemia Covid19. Em 2022, o sonho saiu do papel e conseguiu-se realizar a primeira feira noturna na cidade - que foi um sucesso.


Ele explicou que apresentou o projeto, primeiramente, para a Câmara Municipal e depois para o Poder Executivo. Ambos receberam bem a inciativa e a Secretaria de Cultura, Esporte. Turismo, comandada pelo secretário Marcos Buled, traçou todo o planejamento para a realização do evento na cidade.


Atualmente, a Prefeitura apoia a FERNOIT com a divulgação, instalação de palco e som, segurança pública e fiscalização de toda a feira.


A primeira edição aconteceu em 8 de maio do ano passado e, de lá para cá, colecionou sucessos consecutivos. Apresenta aos guaxupeanos e turistas toda a riqueza do artesanato, da gastronomia, hortifruti e muita música praticados no município.


"Vamos comemorar o primeiro aniversário no dia 1º de junho, juntamente com o aniversário da cidade. Começamos com 80 expositores e hoje temos uma média de 100. A feira gera por volta de 400 empregos e tivemos um público recorde de 8 mil pessoas na segunda edição. Temos um levantamento que mostra um faturamento, por edição, em torno de R$ 100 mil. A gente começou uma outra feira noturna no bairro Santa Cruz e nossa ideia foi replicada em Alfenas e Passos. Hoje, nós somos a segunda maior do sul de Minas Gerais", pontua Tiago.


Ele explica que para ser expositor o interessado deve ter autorização expressa da Prefeitura Municipal e, caso o segmento pretendido seja alimentação, o devido alvará da Vigilância Sanitária. "Os profissionais checam todas as barracas e trailers e o departamento de fiscalização confere todos os boxes e se as metragens estão corretas. Estando tudo de acordo com o Decreto Municipal que traz as diretrizes para a realização da Fernoite, estamos autorizados a receber a população".


A Fernoit acontece em todas as segundas quartas-feiras de cada mês e a próxima edição será especial para a comemorar o primeiro ano de sucesso desta iniciativa.


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page