top of page
consórcio 980x250.jpg

Fórum sobre café e clima revelará impactos na safra cafeeira

Evento acontecerá no auditório da Cooxupé, em Guaxupé, no dia 27/09 e, também, será transmitido pela internet

 

A Cooxupé realizará no dia 27 de setembro, a partir das 13h45, a 4ª edição do Fórum Café e Clima. O evento acontecerá em formato híbrido, ou seja, presencialmente no auditório da Matriz da cooperativa em Guaxupé (MG) e, também, com transmissão ao vivo pela internet, no canal da cooperativa no Youtube e no Portal Hub do Café.

 

O Fórum é um importante instrumento aos cooperados cafeicultores e, também, para o mercado de café como um todo. Isso porque apresenta as condições da produção cafeeira diante dos impactos climáticos.

 

Para isso, os especialistas apresentam e respondem questões sobre como os cafezais estão reagindo frente ao comportamento do clima, diante de secas, geadas e déficit hídrico. Outro ponto fundamental abordado pelo Fórum é o impacto desses fenômenos em relação às safras futuras.

 

Continua após a publicidade

“Não há como falar de safra sem fazer a relação com o clima. E, temos visto que o comportamento climático tem trazido grandes impactos para as lavouras nos últimos anos. Tanto quanto a falta de chuvas como as geadas. Por isso, a Cooxupé sempre abrirá espaços para discussões com especialistas do assunto. De modo a trazer importantes informações auxiliando nossos cooperados em suas tomadas de decisão, além de munir o mercado com cenários compatíveis ao momento atual e às futuras safras”, explica o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

 

Presença de Especialistas

O 4º Fórum Café e Clima contará com a palestra do coordenador do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos. Ele apresentará quais eventos climáticos ocorridos desde abril de 2021 e como está a situação atual das lavouras nas diversas regiões onde a cooperativa possui estações meteorológicas. Santos é engenheiro agrônomo.

 

Também está confirmada a presença de Marco Antonio dos Santos, que é engenheiro agrônomo e agrometeorologista, além de sócio-fundador da Rural Clima. O palestrante abordará as previsões climáticas para a safra de café 2023.

 

A programação do evento ainda terá a palestra do fisiologista vegetal Cláudio Pagotto Ronchi. Ele explicará os impactos dos eventos climáticos do ponto de vista fisiológico que ocorreram com os cafeeiros, assim como as implicações atuais e futuras para a produção de café. Ele possui doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde é docente até hoje. Dentre as atividades que realiza, também desenvolve projetos de pesquisa sobre a fisiologia da produção do cafeeiro e manejo de plantas daninhas em café.

 

A mediação dos debates será conduzida pelo engenheiro agrônomo e gerente do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo.

 

4º Fórum Café e Clima Cooxupé

Data: 27 de setembro de 2022

Horário: 13h45

Formato: Presencial (Matriz da Cooxupé em Guaxupé). Transmissão ao vivo pelo canal da Cooxupé no Youtube e, também, pelo Portal HUB do Café.

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page