top of page
consórcio 980x250.jpg

Exportadora de Café Guaxupé é a 1ª empresa brasileira a ter o código de sustentabilidade GCP


No mês de abril, a Global Coffee Platform - GCP, Plataforma Global do Café, concedeu ao Guaxupé Planet, esquema de sustentabilidade desenvolvido pela Exportadora de Café Guaxupé Ltda, a Equivalência ao Código de Base do Café, Segunda Parte.


Sendo assim, a Exportadora Guaxupé se torna a primeira empresa brasileira a obter tal reconhecimento.


Para a Exportadora de Café Guaxupé Ltda os esforços para melhorar a gestão socioambiental do agricultor, culminaram com o lançamento do programa de certificação Guaxupé Planet Cafés Sustentáveis.


Lançado em 2021, o esquema contempla um conjunto de boas práticas agrícolas com responsabilidades econômica, social e ambiental na produção de cafés, proporcionando apoio, orientação e melhoria contínua aos cafeicultores, com os quais atua e comercializa cafés diretamente por mais de 50 anos.


Além de apoiar o produtor, os cafés produzidos de forma sustentável vão ao encontro das expectativas dos consumidores, que exigem procedência e um produto em sintonia com o que eles acreditam e defendem.


O Mecanismo de Equivalência ao Código de Base do Café da GCP avalia se todas as exigências, princípios e práticas do Código de Referência estão inclusas no programa Guaxupé Planet Cafés Sustentáveis, garantindo uniformidade do programa com os outros programas internacionais.


“O desenvolvimento do nosso programa Guaxupé Planet já é um motivo de grande felicidade para todos nós da Exportadora Guaxupé, e nos orgulhamos ainda mais por termos o primeiro código desenvolvido por uma empresa brasileira a ser reconhecido com a Equivalência ao Código Base do Café da GCP.


Resultado de nossos esforços que beneficiará os produtores brasileiros e também todos os participantes do mercado de café, incluindo o consumidor final no mundo todo, que tem a certeza, via a certificação Guaxupé Planet, de que está saboreando um café produzido de forma sustentável.


É fundamental unirmos forças, para seguirmos na mesma direção no caminho da sustentabilidade. Juntos somos melhores e mais fortes”, finaliza Flavia Barbosa, diretora executiva da Exportadora de Café Guaxupé.


Sobre a GCP: associação multisetorial que engloba produtores, comerciantes, torrefadores, varejistas, sociedade civil, governos e doadores, unidos sob uma visão comum, com foco no produtor, trabalhando coletivamente em prol de um setor cafeeiro próspero e sustentável para as próximas gerações.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page