top of page
consórcio 980x250.jpg

ENFERMEIRA GUAXUPEANA, JUSSARA OTAVIANO, É HOMENAGEADA NA SUÉCIA

Junto com as irmãs, Doralice Otaviano e Jurema Otaviano, Jussara também faz parte do projeto Afinando Vidas, um coletivo de terapias integrativas e comunitárias que também possui olhar antirracista e inclusivo que venceu o segundo Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia,

A enfermeira guaxupeana Jussara Otaviano recebeu, na última terça-feira, dia 9 de maio, na Suécia, o segundo Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia, e recebeu a homenagem das mãos da própria Rainha, na cidade de Estocolmo. Nesta edição, a láurea tinha como foco o SUS, destacando os profissionais que realizam trabalhos de impacto no sistema público de saúde do Brasil.


Jussara Otaviano, nasceu em Guaxupé, mora hoje em São Paulo. É enfermeira há 27 anos, tendo feito parte do nascimento do SUS, nos anos 90.


O júri da premiação escolheu a guaxupeana pelo trabalho que desenvolve com idosos e tem como objetivo expandir o uso da terapia comunitária integrativa. O trabalho qual consiste em rodas de conversa nas quais são praticadas intervenções coletivas com o intuito de fortalecer os laços sociais, aproveitando os recursos da própria comunidade para a solução de problemas. Segundo a enfermeira, essas rodas de conversa ajudam os participantes a lidar com o sofrimento emocional.


O projeto de Jussara não só ajuda a comunidade mas também ajuda a capacitar profissionais da área para poder atuar nesse formato de terapia, a deixando cada vez mais acessível e democrática.


“A enfermagem é a base do SUS. E nós, enfermeiros, somos a maior categoria de profissionais da saúde no Brasil. Quem está na linha de frente sabe quanto é necessário criar e inovar para cuidar. É por isso que, na segunda edição do prêmio, sentimos a necessidade de direcionar o foco aos que se dedicam a trazer soluções diferenciadas para melhorar esse sistema”, afirma Luciana Hataiama, chefe de enfermagem da Vibe e jurada da premiação.


Segundo Luciana Hataiama, líder do júri e head de enfermagem da Vibe Saúde, que é parceira da organizadora da premiação no Brasil, “o projeto da Jussara nos mostra a terapia comunitária integrativa de forma inovadora, facilitando a participação dos pacientes da comunidade, capacitando mais profissionais a conduzi-la e podendo ampliar seu uso a idosos e pessoas com demência. É um trabalho multidisciplinar que promove resultados mais efetivos no cuidado, e uma troca valiosa”.


Além da láurea, Jussara recebeu um diploma da Rainha Silvia, um cheque no valor de 6 mil euros e a oportunidade de aperfeiçoar sua capacitação e visitar a Suécia, país referência em cuidados nessa área.


Em sua conta no Instagram, Jussara falou da premiação e ainda fez uma homenagem à Guaxupé. Vestindo uma camiseta da cidade, ela escreveu: "Guaxupé esteve comigo na premiação da Rainha Silvia em Estocomo...porquê lá somos felizes lá temos fé...Apis Apis!".




wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page