Junto com as irmãs, Doralice Otaviano e Jurema Otaviano, Jussara também faz parte do projeto Afinando Vidas, um coletivo de terapias integrativas e comunitárias que também possui olhar antirracista e inclusivo que venceu o segundo Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia,

A enfermeira guaxupeana Jussara Otaviano recebeu, na última terça-feira, dia 9 de maio, na Suécia, o segundo Prêmio de Enfermagem Rainha Silvia da Suécia, e recebeu a homenagem das mãos da própria Rainha, na cidade de Estocolmo. Nesta edição, a láurea tinha como foco o SUS, destacando os profissionais que realizam trabalhos de impacto no sistema público de saúde do Brasil.
Jussara Otaviano, nasceu em Guaxupé, mora hoje em São Paulo. É enfermeira há 27 anos, tendo feito parte do nascimento do SUS, nos anos 90.
O júri da premiação escolheu a guaxupeana pelo trabalho que desenvolve com idosos e tem como objetivo expandir o uso da terapia comunitária integrativa. O trabalho qual consiste em rodas de conversa nas quais são praticadas intervenções coletivas com o intuito de fortalecer os laços sociais, aproveitando os recursos da própria comunidade para a solução de problemas. Segundo a enfermeira, essas rodas de conversa ajudam os participantes a lidar com o sofrimento emocional.
O projeto de Jussara não só ajuda a comunidade mas também ajuda a capacitar profissionais da área para poder atuar nesse formato de terapia, a deixando cada vez mais acessível e democrática.
“A enfermagem é a base do SUS. E nós, enfermeiros, somos a maior categoria de profissionais da saúde no Brasil. Quem está na linha de frente sabe quanto é necessário criar e inovar para cuidar. É por isso que, na segunda edição do prêmio, sentimos a necessidade de direcionar o foco aos que se dedicam a trazer soluções diferenciadas para melhorar esse sistema”, afirma Luciana Hataiama, chefe de enfermagem da Vibe e jurada da premiação.
Segundo Luciana Hataiama, líder do júri e head de enfermagem da Vibe Saúde, que é parceira da organizadora da premiação no Brasil, “o projeto da Jussara nos mostra a terapia comunitária integrativa de forma inovadora, facilitando a participação dos pacientes da comunidade, capacitando mais profissionais a conduzi-la e podendo ampliar seu uso a idosos e pessoas com demência. É um trabalho multidisciplinar que promove resultados mais efetivos no cuidado, e uma troca valiosa”.
Além da láurea, Jussara recebeu um diploma da Rainha Silvia, um cheque no valor de 6 mil euros e a oportunidade de aperfeiçoar sua capacitação e visitar a Suécia, país referência em cuidados nessa área.

Em sua conta no Instagram, Jussara falou da premiação e ainda fez uma homenagem à Guaxupé. Vestindo uma camiseta da cidade, ela escreveu: "Guaxupé esteve comigo na premiação da Rainha Silvia em Estocomo...porquê lá somos felizes lá temos fé...Apis Apis!".
Comments