top of page
consórcio 980x250.jpg

Embalagens da Cooxupé adquirem selo sustentável “eureciclo”

Iniciativa com a empresa de recicláveis e gestão de resíduos possibilita a logística reversa nas embalagens de café da cooperativa mineira, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade


A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé obteve o selo sustentável “eureciclo”, que garante a logística reversa após o consumo das embalagens de café torrado e moído. A adesão é uma forma de comunicar aos consumidores que a Cooxupé é sustentável na prática, por meio da reciclagem. O novo selo estará presente em todas as embalagens de café da cooperativa que forem produzidas por sua Torrefação.

A unidade fabril está em atividade há 38 anos e responde pelas marcas Evolutto, Prima Qualità, Prima Qualità Safra Especial, Gerações e Terrazza. Atualmente, a cooperativa tem 18 mil produtores associados.

Já a “eureciclo” é uma empresa do mercado de gestão de resíduos e recicláveis que busca soluções sustentáveis para minimizar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado de materiais.

Logística reversa

A logística reversa, determinada pelo selo, traz uma série de procedimentos adotados pela Cooxupé para recolher e encaminhar as embalagens para sua destinação ambientalmente correta pós-venda/consumo de produtos. O termo ganhou notoriedade após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos -- PNRS (lei nº12.305), em agosto de 2010.

Na ocasião, ficou estabelecida a corresponsabilidade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes quanto à correta destinação das embalagens após a venda ou consumo do produto. A política ainda estabelece um percentual mínimo de 22% da quantidade de massa de embalagens retornando de maneira correta às empresas.

Comprometimento sustentável

O selo “eureciclo” nas embalagens dos produtos da Torrefação demonstra o comprometimento da Cooxupé com a compensação do impacto ambiental, investindo na reciclagem e gerando consumidores mais conscientes acerca da sustentabilidade.

Além disso, a parte social também deve ser levada em consideração ao obter o selo. Isso porque há investimentos em uma rede de centrais de triagem de recicláveis de parceiros, dentre eles as cooperativas de recicláveis municipais, garantindo treinamento, equipamentos, estrutura e salários para esses cooperados.

O sistema por trás do selo é validado e conferido por auditoria de 3ª parte, trazendo maior credibilidade ao trabalho oferecido e garantindo a legitimidade das ações realizadas pela Cooxupé e de acordo com as exigências da PNRS.

Compromisso ESG

“Ao implantar o selo “eureciclo”, a Cooxupé deixa mais claro seu compromisso com questões voltadas às práticas ESG. Além do pilar ambiental, a cooperativa cafeeira investe no pilar social do ESG ao contribuir com todo o sistema de logística reversa pós-consumo/venda de embalagens”, afirma o presidente da cooperativa, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

A Cooxupé já compensou mais de 405,11 toneladas de embalagens de café pós-consumo. O volume gerado de embalagens dos produtos da Torrefação é informado periodicamente pela empresa “eureciclo” aos órgãos fiscalizadores, comprovando o atendimento à logística reversa e veracidade das informações da destinação por meio das auditorias.

“Para a cooperativa, a parceria com a eurecliclo é a maneira mais efetiva para consolidar o atendimento legal, o alcance das metas ambientais para o acordo setorial deste tipo de embalagem, além de possibilitar a contribuição social, uma vez que colabora diretamente com os operadores de materiais recicláveis parceiros da empresa”, considera o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé, Mário Panhotta.

コメント


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page