top of page
consórcio 980x250.jpg

ELAINE DIAS: autora de vários livros, guaxupeana é membro da Academia Limeirense de Letras

Uma trajetória pautada pela dedicação aos estudos. aliada à determinação e foco na carreira profissional. Essa é a síntese da guaxupeana Elaine Dias que, atualmente, tem sua vida dividida entre as cidades paulistas de Limeira, onde reside, e Piracicaba, onde conclui seu doutorado


Elaine Aparecida Dias, de 52 anos, formou-se em Ciências Contábeis, possui Master in Business Administration - MBA - em Administração Financeira, Gestão Pública, além de Mestrado em Adminis- tração. Atualmente, cursa Doutorado em Administração. Também gerencia e é responsável pela área de pesquisa do Instituto ISI INIFINITY, em Limeira, do qual é cofundadora. Também é professora do ensino superior, além de pertencer à Academia Limeirense de Letras. Acompanhe a entrevista.

FALE-NOS DOS SEUS PAIS, IRMÃOS E SUA INFÂNCIA EM GUAXUPÉ.

Sou filha de Maria Cândida e João Carlos Dias. Tenho mais cinco irmãos, Eder, Emerson, Adriana, Ana Elisa e Jonatas. Tenho 9 sobrinhos e, agora, uma sobrinha- -neta, a linda Maria Júlia - de olhos azuis. Passei grande parte da minha infância brincando nas ruas de Guaxupé e na casa da minha avó, Regina Gallo Dias. Tive uma infância marcada por muita liberdade e criatividade. Gostava de frequentar a “Piscina” (Guaxupé Country Clube), andar de bicicleta pela cidade toda - em especial, nas pracinhas do Rosário e da Santa Casa - com minhas amigas e, obviamente, ir às festas da Catedral.

COMO FOI SUA ADOLESCÊNCIA, ONDE ESTUDOU, AMIGOS E PROFESSORES QUE MARCARAM SUA TRAJETÓRIA.


Estudei em escolas públicas do ensino infantil ao ensino médio, sendo na Escola Estadual Dr André Cortez Granero - o Polivalente, e Dr. Benedito Leite Ribeiro - o Ginásio. Era uma frequentadora assídua da biblioteca do Polivalente. Minha ficha era repleta de empréstimos. Nas aulas adorava desenhar, escrever e fazer histórias em quadrinhos... era uma aluna muito criativa. Aos 14 anos comecei a trabalhar e tive que estudar à noite. Aprendi, desde muito cedo, que era preciso esforço e batalhar muito para atingir os objetivos. Assim, já bem nova, trabalhava meio período e, com o que ganhava, comprava roupas, tênis e, sem dúvidas, livros. Naquela época não havia livrarias em Guaxupé e eram comprados por catálogo. Demoravam um ou dois meses para chegar.


FALE-NOS SOBRE SUA CARREIRA PROFISSIONAL.


Aos 18 anos, trabalhava com contabilidade e cursava Letras na FAFIG (hoje UNIFEG). Nesta época, minha tia Regina Célia Dias Souza - a quem sou imensamente grata - me chamou para morar com ela, o marido e os filhos em Limeira (SP). Ela conhecia um amigo contador - Ademir Bóbice - que precisava de uma pessoa com o meu perfil para ser Encarregada do escritório. Fui para Limeira, passei na entrevista e fui contratada. Tranquei a ma- trícula na FAFIG e pedi demissão do meu trabalho. Era hora de partir de Guaxupé. Tive todo o apoio dos meus pais que sabiam que meu grande sonho era estudar e trabalha fora. Em Guaxupé, naquela época, as opções eram muito restritas, diferente do que é hoje. Já em Limeira cursei Ciências Contábeis e meu primeiro MBA que foi em Administração Financeira. Depois, fiz o segundo MBA em Gestão Pública e o Mestrado na Universidade Metodista de Piracicaba, onde também curso atualmente o Doutorado. Nesse meio tempo fui Secretária de Finanças por duas vezes na Câmara Municipal de Limeira e trabalhei na Assembleia Legislativa de São Paulo. Foram excelentes experiências na área pública com a D. Elza Tank (já falecida), mulher de muita fibra e coragem, com quem tive excelentes lições de lideranças que trago comigo até hoje. Também trabalhei como consultora em gestão em empresas de médio porte. Paralelamente a essas funções, ministro há 18 anos ministro aulas no ensino superior (graduação e pós-graduação) na área de Orçamento Empresarial, Gestão de Custos, Finanças e Controladoria.


Continua após a publicidade


VOCÊ TAMBÉM IDEALIZOU SUA PRÓPRIA EMPRESA. FALE-NOS SOBRE A ISI INFINITY.

Moro em Limeira desde os 19 anos. No Instituto ISI INIFINITY trabalhamos com cursos de alta performance e atendimento para executivos e pessoas de negócios em organizações de médio e grande portes. Também realizamos pesquisas e termos várias publicações rápidas (artigos no blog) onde ajudamos as pessoas em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nosso site é visitado por pessoas do mundo inteiro, convido os leitores da Revista MÍDIA a visitarem nossos artigos (www.isinfinity.com.br/artigos).


COMO SURGIU O SEU INTERESSE EM ESTUDAR COMPORTAMENTO?

Meu interesse por estudar comportamento começou em minhas consultorias quando observei que os números eram insuficientes para compreender a performance das empresas. Havia algo a mais que somente a lógica não explicava. Assim, me uni à professora Yeda Oswaldo, doutora em psicologia e psicóloga organizacional para juntas encontrarmos soluções para os problemas que as empresas enfrentavam e, ao mesmo tempo, suscitar satisfação e autorrealização aos profissionais. Recentemente, quando resolvi voltar a estudar - Doutorado em Administração -, minha história com as organizações aliada à minha trajetória de vida pessoal me levam a defender algo que acredito muito: o Capital Psicológico Positivo (PSYCAP). Analiso e comprovo os quatro elementos - que não são econômicos ou financeiros - que levam à Prosperidade. São eles: a esperança, a autoeficácia, a resiliência e o otimismo.


FALE-NOS DE SUA CARREIRA COMO AUTORA DE LIVROS E, TAMBÉM, SOBRE SUA ELEIÇÃO PARA ACADEMIA DE LETRAS DE LIMEIRA.

Minha ligação com as letras e as artes é longa. Desde cedo gostei de ler e escrever. Na minha infância lembro que o Padre Olavo, amigo do meu pai, sempre me dava revistas e livretos para ler. Lia todos. Por volta dos oito anos ganhei do meu pai o livro “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, todo colorido, de capa dura, foi incrível! Li várias vezes.

Hoje, após nossos estudos descobri por meio do Movimento da Psicologia Positiva que tenho uma Força de Assina- tura chamada “Amor Pelo Aprendizado” combinada com outras duas que são a “Criatividade” e a “Curiosidade” que me fazem querer sempre pesquisar e aprender mais. Por isso, adoro pesquisar e aprender. Faço isso por conta própria e no nosso instituto. Como escritora sou autora e co-autora de vários livros de Liderança, Comportamento, Gestão e Negócios e, até mesmo de poesia, que é uma paixão desde a adolescência. Sou membro da Academia Limeirense de Letras desde 2003. Atualmente, estou no segundo mandato e também sou Tesoureira. A combinação de paixão e perseverança nos permite realizar coisas incríveis. Sem isso, ficamos parados no estacionamento da vida. Então, se algo dentro de você lhe inquieta e diz “vá”, é hora de ir, não importa sua idade, seu nível social ou sua condição financeira. As adversidades sempre virão, mas se você tem garra, conseguirá trilhar o seu caminho pois encontrará dentro de si, os maiores recursos que precisa.

Publicidade



wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page