Quem tem ganhado as manchetes dos principais veículos de comunicação do País é o gatinho guaxupeano Lelo, recentemente "despejado" de sua moradia, a Biblioteca Municipal "Iracema Elias", pela Prefeitura de Guaxupé.
Conforme informações, ele vivia fazendo gatices por lá desde 2018 e acabou conquistando o carinho de funcionários e frequentadores da biblioteca. Ele é castrado, vacinado e muito bem cuidado pela comunidade.
Ha pelo menos 10 dias a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, resolveu "despejar" o bichano de sua morada, por força da lei municipal n°1.909/2009 que disciplina o controle de populações animais.
A lei, entre outras determinações, proíbe a permanência de animais soltos nas vias e logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público. VEJA AQUI
Desta forma, o gato Lelo encontra-se em um lar provisório mas com imensa vontade de voltar para a casa, ou melhor, para a Biblioteca Municipal.
A repercussão do caso se tornou nacional.
Jornais como "O Tempo", "G1", "Estado de Minas" e "Folha de S. Paulo", Rádio Itatiaia, entre outros, repercutiram a história de Lelo, que acabou se tornando uma das celebridades mais badaladas de Guaxupé nos últimos tempos.
Pelas redes sociais, há um grande apelo para que a Prefeitura autorize Lelo a voltar para casa.
Oficialmente, a assessoria de comunicação do município informa que o caso está no departamento jurídico e não há informações a serem prestadas neste momento.
Nem tudo o que é legal é moral. Nem tudo que é ilegal é imoral.
Torcemos para que o bom senso prevaleça e que Lelo continue a fazer suas gatices feliz e muito bem cuidado. Afinal, ele já ganhou os corações dos guaxupeanos.
A Revista Mídia também fortalece o coro: "Volta, Lelo!"
Quem deveria proteger joga ao relento sem dor sem Piedade misericordia.