Você sabe há quanto tempo a toxina botulínica (Botox) é utilizado com finalidade estética no Brasil? Sim, já são mais de 20 anos. Ainda assim, mesmo com todo esse tempo no mercado, ainda existem muitas dúvidas e alguns mitos em relação a este tratamento tão importante na prevenção e na correção dos sinais decorrentes do envelhecimento.
Vamos a alguns pontos importantes:
- Botox deixa a pessoa sem expressão: Mito!
Quando bem aplicado, a toxina botulínica promove um relaxamento da musculatura facial, apenas suavizando as rugas. A tendencia atual é de se preservar a naturalidade da face, isso significa permitir maio mobilidade da musculatura (principalmente na testa).
- Cremes antirrugas podem substituir o Botox: Mito!
Cremes e dermocosméticos em geral tem uma ação superficial, conseguem melhorar grau de hidratação da pele, alguns tipos de mancha, textura... porém não tem ação na musculatura da face, que é a responsável pelas rugas de expressão.
- O efeito surge alguns dias após a aplicação: Verdade.
Após a aplicação o efeito não surge imediatamente. Começa na primeira semana e tem seu pico por volta do 15• dia, quando então começa a ter redução de sua atividade, até a eliminação completa que ocorre geralmente entre 4 e 5 meses.
- Gestantes podem aplicar: Mito!
Não há estudos que comprovem segurança da aplicação da toxina botulínica durante a gestação. Portanto, não é recomendado nesse período.
- Botox aumenta os lábios: Mito.
A toxina botulínica não tem capacidade de volumização. Para aumento dos lábios, devemos usar preenchedor a base de ácido hialurônico.
DRA NATÁSSIA PIZANI é Médica formada pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal Fluminense, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Conveniada UNIMED
Contato:
Rua Cel. Joaquim Costa,215 Telefone: (35) 3551-0414
Guaxupé - MG
Comments