COZINHA FUNCIONAL
- Da Redação
- 4 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização.
Porém,de nada adianta ter uma linda cozinha, com equipamentos de tecnologia de ponta e decoração de alta qualidade, se ela não atende às necessidades dos usuários. Felizmente, vemos hoje uma preocupação crescente com o desenvolvimento de cozinhas funcionais, que unem beleza, conforto e praticidade numa cozinha moderna, muitas vezes compacta.
Cozinhas funcionais não são sinônimo de ambiente com layout engessado, mas o termo tem sim origem em um modelo criado para aumentar a produtividade do espaço. Nos anos 50, um estudo detectou que a cozinha tinha três células de trabalho principais – a geladeira, a pia e o

fogão – e criou o work triangle, que determina que essas três células devem formar um triângulo para criar cozinhas funcionais.
Pense no uso: cozinhas funcionais podem ser diferentes de usuário para usuário. O importante é saber como a pessoa usará o ambiente, e a partir daí pensar como serão os cômodos. Leve em conta os objetos utilizados e os hábitos culinários. O dono precisa de uma cozinha equipada com muitos aparelhos ou apenas o básico? Quais aparelhos são mais utilizados? Os usuários gostam de cozinhar ou preferem comida pronta?
Dois pesos, duas medidas: é claro que quanto mais liberdade você puder dar ao usuário para ele se movimentar, melhor, mas há um mínimo e um máximo que precisam ser respeitados. Em se tratando do triângulo, por exemplo, a distância entre uma ponta do triângulo e outra deve ser de entre 1,20m e 2,75m.
Estação de trabalho, o novo triângulo: como falamos, o work triangle cria cozinhas funcionais, mas com a adoção de outros eletrodomésticos aos hábitos gastronômicos, esse padrão passou a dividir lugar com o modelo de estações de trabalho, principalmente em cozinhas maiores. Esse modelo consiste em incluir outros equipamentos, como a máquina de lavar, entre as células de trabalho principais.
Ilhas: são aquelas estruturas colocadas no meio do ambiente e que costumam ser um coringa na criação de cozinhas funcionais, tanto na questão da falta de espaço quanto da produtividade. Ela pode servir como balcão para refeições, como bancada para a preparação dos alimentos, base para gavetas, instalação do fogão ou da pia ou até mesmo para tudo isso junto, dependendo, é claro, do tamanho da ilha. Ter tudo mais perto, ao alcance da mão, é ou não é mais funcional?
Iluminação: Pode parecer estranho, mas a iluminação tem uma grande influência para o projeto de cozinhas funcionais. Isso porque uma cozinha escura demais dificulta as tarefas realizadas, enquanto uma cozinha clara demais se torna desconfortável para permanência.

Comments