COVID-19: médicos fazem alerta às populações de Guaxupé e região

Os médicos Dr. Edson Leite, Pneumologista, e
Dra. Salma Gallate, Intensivista e Nefrologista, divulgaram no início da noite desta terça-feira, 23, um alerta às populações de Guaxupé e cidades vizinhas, o qual reproduzimos na íntegra abaixo.
Nós gostaríamos de alertar a população que o número de casos graves de COVID-19 aumentou em nosso hospital e no estado de Minas Gerais nos últimos dias. Ontem a Santa Casa de Guaxupé estava com todos os leitos isolados para pacientes com suspeita de COVID-19 ocupados.
Isso reflete o aumento do número de casos em nossa cidade e nas cidades vizinhas. Também é do conhecimento de todos que os casos aumentaram muito em nosso estado, com aumento significativo da ocupação dos leitos de UTI nas últimas semanas. O número de pacientes em ventilação mecânica artificial quadruplicou em Minas Gerais nos últimos 30 dias.
Para não haver colapso do sistema de saúde é fundamental que reforcemos as medidas de proteção para reduzirmos a velocidade de transmissão do vírus.
As principais medidas de proteção são:
- manter o distanciamento mínimo de 2 metros de outras pessoas;
- sair de casa somente para atividades essenciais;
- usar máscaras corretamente, cobrindo a boca e o nariz;
- evitar locais com acúmulo de pessoas;
- lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
- procurar atendimento médico se apresentar sintomas (tosse, falta de ar, febre, dor no peito, perda de olfato), fazer os exames necessários e respeitar o isolamento.
Essa doença afeta todos. Não há vacina nem tratamento específico até o momento. Cuide-se e repasse para amigos e familiares.
Dr. Edson Leite, Pneumologista, e
Dra. Salma Gallate, Intensivista e Nefrologista
Publicidade
