Os conceitos de sustentabilidade estão cada vez mais presentes nas empresas. Para estruturar os indicadores de ESG (Ambiental, Social e Governança, em livre tradução) a Cooxupé conta, a partir de agora, com a consultoria da Totvs, especialista em gestão empresarial.
Para esta parceria, foi criado um departamento próprio, que conta com um comitê para avaliar os processos relacionados ao tema. E o propósito é que a área específica dê suporte a todos os gestores na incorporação da sustentabilidade na Cooxupé.
Dessa forma, a cooperativa se pauta na busca pelo desenvolvimento sustentável do cooperado, pensando em elevar a sua produtividade no campo, sem deixar de lado a atenção com o meio ambiente e com a comunidade em que está inserida.
A agenda ESG é prioridade para a cooperativa, que tem reforçado a iniciativa pelos canais de comunicação, orientando as mais de 17 mil famílias cooperadas, para fortalecer as estratégias de sustentabilidade empresarial e de investimentos, integrados às questões ambientais. Até por isso, a Cooxupé figura como líder entre as cooperativas brasileiras no ranking “Melhores e Maiores 2021” da Exame, na categoria ESG. Além disso, a cooperativa está implantando o Protocolo “Gerações”, fortalecendo cada vez mais a realidade ESG entre Cooxupé e seus cooperados.
PREVISÃO
A previsão é que em breve a Cooxupé e Totvs iniciem uma avaliação aprofundada de todos os processos internos, analisando riscos, desafios e oportunidades relacionadas aos critérios ESG, que vão muito além dos lucros e indicadores financeiros.
Adotados, esses parâmetros permitem também que a cooperativa esteja em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para as nações em desenvolvimento, como o consumo e produção sustentáveis, trabalho decente e crescimento econômico e ação contra a mudança global do clima.
RANKING REVISTA EXAME
A Cooxupé é líder nacional no quesito ESG do ranking de Melhores e Maiores 2021 da Exame. Com nota dez em métricas relevantes de práticas ambientais, sociais e de responsabilidade corporativa, a empresa lidera o ranking de sustentabilidade das cooperativas do Brasil.
O ranking de Melhores e Maiores mudou para comportar o conceito ESG, com 21 questões relacionadas ao tema nas empresas, sendo sete ambientais, sete Sociais e sete de Governança, a fim de compor a nota desse indicador.
Após a avaliação dos pontos, foi feita uma normalização dos dados dentro de cada um dos 18 setores, com notas que iam de 1 a 10. Assim, quanto maior a nota conquistada, melhor resultado na comparação com os pares do setor.
A Cooxupé levou a pontuação máxima, 10, por ter se destacado em relação às concorrentes do setor de Cooperativas em todos os critérios de análise. As outras duas empresas “nota 10” foram, a Gol, do setor de Transporte, Logística e Serviços Logísticos, e a AES Brasil, no setor de energia.
Os dados servem para a elaboração final do ranking de Melhores e Maiores, mas são notas que permitem, principalmente, a comparação de empresas e de setores em estágios diferentes de adoção de práticas Ambientais, Sociais e de Governança.
“Entendemos a relevância do ESG e reforçamos aos nossos cooperados de que este tripé já vem sendo cumprido na Cooxupé, analisando parâmetros e ações da cooperativa, de modo que a Cooxupé permaneça cada vez mais saudável e competitiva frente aos desafios e dinamismo do mercado. Isto nos traz solidez, com credibilidade reconhecida, pois somos uma cooperativa que cumpre seriamente os fatores de sustentabilidade ambiental, social e econômica”, diz o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
No resultado geral do Melhores e Maiores, a Cooxupé ficou na 7ª colocação entre as maiores cooperativas do Brasil. A metodologia desta edição de Melhores e Maiores foi concebida e desenvolvida pelo Ibmec, que avaliou todas as companhias que estão no ranking deste ano.
Comments