BANNER---REVISTA-MÍDIA---980-x-250-PX.jp

Conheça a história de Luiz Felipe de Oliveira e sua paixão pelo café



Ele faz drinques de licor de café, bolo de café e até sorvete de café; a decoração de sua casa remete ao café

O café está na mesa do brasileiro há muitas décadas. É uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo. A história registra que a origem do café no Brasil vem do século 18. O responsável por trazer as primeiras mudas para o país foi Francisco de Melo Palheta, militar luso-brasileiro, após uma missão na Guiana Francesa. As primeiras plantações datam de meados dos anos 1720 na província do Pará. Os primeiros produtores de café no Brasil encontraram clima e solo favoráveis ao cultivo e produção dos grãos, mas à época o objetivo era exportar para Estados Unidos e Europa.


Ao longo dos anos o cultivo veio com vigor para Minas Gerais, sobretudo na região de Guaxupé, onde se encontra a maior cooperativa cafeeira do mundo.

Entre tantos admiradores que esse grão tem na cidade está Luiz Felipe de Oliveira, de 26 anos, filho de Tião Godoy e Ivone Soares. Ele é neto do saudoso José Godoy e Jofesina e Miguel e Vita Soares. Atualmente, está na Universidade e trabalha no Complexo da Torrefação Cooxupé, no setor de Controle de Qualidade.


Ele conta que seus bisavós chegaram a cultivar o café do qual ele hoje se declara apaixonado. “Sou apaixonado pelo café. Comecei a tomar aos 10 anos e não parei mais”.


Seu maior sonho era trabalhar na Cooxupé, mais precisamente na Torrefação, onde os grãos são torrados e moídos para o mercado interno.

“Sou do setor de Controle de Qualidade da Empresa. Esse trabalho começa desde a inspeção do veículo que traz o café até a avaliação dos grãos conforme as normas da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC”.

Ele comenta que, de todos os cafés feitos na planta industrial da Cooxupé, o que ele mais gosta é o café gourmet Prima Qualitá. Com tanto conhecimento, Luiz Felipe foi além de apenas saborear um bom café. Começou a fazer drinques que possuem como ingrediente principal esse precioso grão.


“Fiz alguns drinques para amigos em casa e disseram para eu fazer cursos, até mesmo para barista. Isso me incentivou ainda mais”, explica.


Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade. Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, leite, entre outros.


Uma das bebidas especiais com café que ele mais gosta de fazer é o licor de café. Mas já fez bolo de café, sorvete de café e diz que alguns amigos utilizam o café até mesmo como tempero para carnes.


“Não troco o café por nenhuma outra bebida no mundo. Tomo quente e até mesmo gelado, como frapê. Coloco 2 xícaras de café expresso, com 200g de sorvete de creme e pedras de gelo no liquidificador. Bato tudo e sirvo em seguida porque fica maravilhoso”, afirma.


A paixão de Luiz Felipe é tamanha que até mesmo a decoração da casa dele remete ao tema café. “Tenho quadros, camisetas, chaveiros, sacarias de Café do Brasil e um painel com todas as embalagens dos cafés da Cooxupé na minha casa. Até o aromatizador de ambientes é de... café! Ah, e nos Banheiros, o aroma é da flor do café!”, diz em meio a sorrisos.


Ele encerra revelando que seu maior sonho é realmente se tornar um barista profissional.


“Eu tenho que agradecer muito por ser um funcionário da Cooxupé e poder aprender tanto sobre o café que representa tudo na minha vida. Quero que essa paixão aumente sempre mais. Pretendo me tornar um barista e fazer cafés para todo mundo - sempre com expresso Prima Qualità e sem açúcar”, finaliza esse barista por vocação e, futuramente, por formação.

0 comentário

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

wtzp.png
clinimplant1.jpg

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG