top of page
consórcio 980x250.jpg

Cinquentenário da Exportadora de Café Guaxupé: Flavia Barbosa segue os caminhos do avô


A Diretora Executiva da ECG, Flavia Barbosa

A Exportadora de Café Guaxupé comemora seus 50 anos de destacada atuação no agronegócio café nacional e, sobretudo, internacional. Fundada pelo empresário Olavo Barbosa, falecido em 2012, atualmente tem como diretora executiva Flávia Barbosa Paulino da Costa, uma de suas netas. E ela tem mostrado que possui o mesmo feeling do avô.


Formada em Administração de empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Flavia foi escolhida pela diretoria para exercer a função de Diretora Executiva. Ela representa a terceira geração da família que vem seguindo o legado visionário do avô que em 1979 fez o primeiro embarque de café para o Canadá. Desde então, a empresa nunca parou de crescer. Hoje, são exportados, em média, 1 milhão de sacas de café anuais para clientes em 27 países, de todos os continentes.


Flavia atuou por 7 anos na Hedging-Griffo, empresa do mercado financeiro que administra recursos e no ano de 2005 voltou para Guaxupé para trabalhar na Exportadora de Café Guaxupé. Foi diretora na comercialização e nos armazéns de preparo de café quando mostrou possuir uma visão macro do agronegócio café, aliás, muito alinhada com a do avô.


Um dos marcos na eficiência da gestão de Flavia foram as inaugurações de 2 grandes armazéns. O primeiro deles foi em Guaxupé e batizado de Armazém 10. A estrutura comporta 300 mil sacas, passando assim, a capacidade de armazenamento para 1 milhão de sacas, além de dobrar o recebimento diário de 7 mil para 14 mil (big bag, granel e sacaria).

Em junho deste ano, a Exportadora de Café Guaxupé inaugurou uma nova unidade em São José do Rio Pardo. Trata-se da primeira unidade da empresa no Estado de São Paulo e tem como foco atender os cafeicultores paulistas.



Armazém 10 localizado em Guaxupé


Localizada às margens da Rodovia Pref. Homero Corrêa Leite em uma área de 5.200 m² quadrados, tem capacidade para armazenar 70 mil sacas de cafés e está totalmente preparada para recebimento, armazenamento e rebenefício, fazendo a padronização dos grãos por tamanho, eliminando as impurezas e selecionando-os de acordo com as exigências de qualidade do mercado.


Segundo Marcos Ribeiro, gerente comercial da Exportadora Guaxupé, “a unidade de Rio Pardo chega em um momento propício para o setor, já que estamos na safra, com expectativa de grande produção, assim os produtores podem contar com uma empresa segura e confiável para depositar seu café.


Além disso, o produtor pode usufruir das operações comerciais que mais atendam às suas necessidades, tal como o mercado futuro”, acrescenta Marcos.


Para João Hopp, diretor comercial da Exportadora Guaxupé, a instalação do Armazém na região da média Mogiana, que tem como característica a produção de cafés de muito boa qualidade, faz parte da estratégia da companhia de reforçar a originação, investindo em capacidade de armazenamento mais próxima das regiões produtoras, facilitando a aproximação dos pequenos e médios produtores ao mercado internacional.

“Estamos muito felizes com essa conquista, que é fruto do nosso trabalho firme e motivado, sempre buscando melhorias e crescimento contínuo”, finaliza Flavia Barbosa, diretora executiva da Exportadora de Café Guaxupé.


HOMENAGEM CECAFÉ


Em 2019, em São Paulo, ela foi homenageada na 8ª edição de um dos principais eventos do agronegócio global do café, o Coffee Dinner & Coffee Summit, cujo tema foi “Cafés do Brasil: Qualidade com Sustentabilidade”.


Durante o Coffee Dinner, prestigiado jantar, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – premiou as entidades e lideranças que contribuíram para o fortalecimento e desenvolvimento do café brasileiro. Flavia Barbosa recebeu o prêmio Mulher na Exportação.


Na ocasião ela dedicou a honraria a todos da Exportadora Guaxupé, aos clientes e colaboradores, que com garra, sensibilidade e boas práticas de sustentabilidade, contribuem para elevar a qualidade do café que é exportado para todo o mundo.


Em entrevista à REVISTA MÍDIA, ela diz que todos estão muito felizes pelos 50 anos da Exportadora de Café Guaxupé. ”É um privilégio celebrar essa trajetória de trabalho e conquistas, baseadas em honestidade e dedicação. Dizemos que somos uma grande família dedicada ao café, composta por nós Família Barbosa e nossos colaboradores”, explica.


A história de Olavo continua sendo inspiração para todos os colaboradores. “Trabalhamos juntos e inspirados pela determinação do meu avô, Olavo Barbosa que, com seu carisma e simplicidade, sempre oferecia uma atenção especial a todos que o procuravam”.


Flavia também comenta sobre os valores que fazem a empresa ter singular expressividade nos mercados nacional e internacional. “Além do reconhecimento mundial na cultura cafeeira, o legado que ele deixou foi o respeito ao cliente, a honradez e o comprometimento, valores que continuam presentes em nosso dia a dia. Preservamos o atendimento diferenciado e transparência nas negociações, pois acreditamos na importância da parceria para uma um crescimento conjunto”.


Por fim, ela agradece a todos que escrevem a história deste cinquentenário. “Nossa gratidão aos colaboradores, clientes, parceiros e amigos que nos ajudaram a construir essa história tão linda. Agradecemos a Revista Mídia por essa homenagem e a todos pelas manifestações de carinho que recebemos. Estamos todos de parabéns e que estejamos juntos por mais 50 anos”, concluiu.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page