top of page
consórcio 980x250.jpg

Cafés especiais da Cooxupé são os primeiros e únicos do Brasil a ter selo da ABIC e BSCA

Apresentação do selo acontecerá durante a SIC – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, com a presença da cooperativa mineira

 

Um dos maiores eventos do mundo voltados ao café, a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, terá a participação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de novembro e contará com uma grande novidade para o mercado de cafés especiais: a marca Prima Qualità Cafés Especiais, produzida pela torrefação da Cooxupé, será formalmente anunciada como a primeira e única do Brasil a obter o selo de cafés especiais concedido pela ABIC - Associação Brasileira da Indústria do Café e pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais.

 

“Em relação ao mercado, há uma grande dificuldade de regulamentação de café especial. Por isso, enquanto indústria, temos o compromisso e o respeito ao consumidor, direcionando-o sobre o que realmente é café especial. Este selo específico da ABIC e BSCA passa a regulamentar o café especial disponível no varejo brasileiro e, ainda, traz um QR Code que apresenta a rastreabilidade do café, bem como a sustentabilidade e a qualidade deste produto. Trata-se de uma grande conquista que beneficia a todos”, antecipa o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé e, também, da SMC Specialty Coffees, Mário Panhotta da Silva.

 

Na SIC 2023, estão confirmadas as presenças do presidente e do vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião Filho; do gerente de comunicação corporativa, Jorge Florêncio; do superintendente Mário Panhotta da Silva, além das equipes da Torrefação e da SMC, que é a empresa controlada pela cooperativa com atuação no mercado de cafés especiais.

 

No estande da Cooxupé, serão apresentadas à comunidade cafeeira as linhas de cafés torrados e moídos produzidas pela cooperativa e que são encontradas no varejo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e, também, por meio do e-commerce (clique aqui).

 

São as linhas de cafés especiais Prima Qualità, Prima Qualità Cultivado por Mulheres e o Prima Qualità Especialíssimo, que são itens disponíveis ao consumidor o ano todo. Além desses produtos, haverá também o Prima Qualità Safra Especial 2023, cuja edição é limitada. Todos estes cafés vêm de microlotes de produtores cooperados e avaliados com 87,5 pontos.

 

“A qualidade e a sustentabilidade dos nossos cafés são garantidas por terem origem de programas da Cooxupé. É o caso do Prima Qualità Especialíssimo, que vem do Programa Especialíssimo, em que a cooperativa e a SMC premiam os 50 melhores lotes de cafés especiais sempre da atual safra, e do Prima Qualità Cultivado por Mulheres, produzido por meio do Projeto Donas do Café, cujo principal objetivo é destacar a participação feminina na produção de cafés especiais e o quanto esta atuação vem ganhando espaço no mercado”, explica o presidente Carlos Augusto.

 

Além do estande próprio, a Cooxupé também estará presente no espaço do Sistema Ocemg. “Trata-se de uma grande oportunidade, por meio da SIC, para fortalecermos a visibilidade do café brasileiro, trocarmos experiências e, também, enaltecermos a importância do movimento cooperativista no desenvolvimento, nas boas práticas agrícolas e na sustentabilidade de toda esta cadeia produtiva”, conclui o presidente da cooperativa.

 

Com sede em Guaxupé (MG), a Cooxupé possui mais de 90 anos de cooperativismo brasileiro, com atuação e produção de café tipo arábica no Sul de Minas, cerrado mineiro, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas. Toda esta área representa mais de 300 municípios. Atualmente, são mais de 19 mil cooperados, sendo a maioria (mais de 97%) representada pela agricultura familiar e pequenos produtores. 

 

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page