top of page
consórcio 980x250.jpg

BIOMED GUAXUPÉ É PIONEIRO EM AUTOMAÇÃO COMPLETA PARA EXAMES CLÍNICOS NA REGIÃO

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS É O PRIMEIRO DA REGIÃO A CONTAR COM EQUIPAMENTOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO QUE REALIZAM EXAMES DE FORMA TOTALMENTE AUTOMATIZADA


O Laboratório de Análises Clínicas Biomed, localizado em Guaxupé, está entre os mais avançados em capital tecnológico do Sul de Minas. Os diretores da empresa, Carlos César Camillo, Bioquímico, e Tiago Donizetti Silva, biólogo, participaram, recentemente, de Congressos Nacionais e Internacionais de Análises Clínicas que reuniram palestrantes e expositores das indústrias mais renomadas desta tecnologia do mundo. Os encontros aconteceram nas cidades de Florianópolis e no Rio de Janeiro e são organizados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.


Conforme explicou o biólogo Tiago Donizetti, estar presente em eventos como esses eleva o Laboratório Biomed Guaxupé a patamares mais destacados no que diz respeito a obtenção de atualização tecnológica para a execução de exames de análises clínicas. “As grandes marcas mundiais vêm para o Brasil apresentar aos especialistas os lançamentos e toda a tecnologia dos sofisticados equipamentos que conferem aos exames altíssima confiabilidade. São justamente estas tecnologias que trazemos para Guaxupé”, diz.

Para César Camillo, a confiabilidade no atendimento, alta tecnologia na execução dos exames e confiabilidade total nos resultados é a missão do Laboratório BIOMED, que atua há mais de 30 anos no segmento de análises clínicas. “Trata-se de um dos pilares fundamentais de apoio ao diagnóstico médico. Por isso, todo exame realizado por nós contém mais que um diagnóstico: contém uma história”.


OS DIRETORES DO LABORATÓRIO BIOMED CÉSAR CAMILLO E TIAGO DONIZETTI

O Laboratório Biomed avançou em dois setores técnicos: bioquímica e de hematologia. Há ainda os setores de endocrinologia, imunologia, micologia, microbiologia, parasitologia e uroanálise. No setor de bioquímica são realizados exames que investigam o funcionamento dos processos metabólicos do organismo. Em outras palavras, mede e expressa quimicamente as alterações normais e patológicas. É um dos setores do laboratório BIOMED da área técnica que mais utiliza o avanço tecnológico para conseguir precisão em seus exames.


Neste setor, utiliza-se tubo primário com identificação por código de barras, analisadores multicanais com sistema de acesso randômico, controle de qualidade incorporado para assegurar a integridade dos resultados. As principais dosagens são: glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos, exames função hepática e de função cardíaca, entre outros.

“Estabelecemos uma parceria com a Erba Mannheim, uma empresa global que atua em mais de 100 países e atende a crescente necessidade de aprimoramento em saúde e desenvolvendo soluções de diagnóstico de alta qualidade. É uma marca que hoje apresenta uma solução completa na linha de diagnóstico laboratorial. Com isso, mudamos de patamar no que diz respeito a bioquímica clínica”, ressalta Tiago.


Ele explica que o laboratório BIOMED, até então, utilizava equipamentos automatizados para a realização dos exames. Agora, houve a implantação de equipamento com automação completa no setor de bioquímica. “Para se ter uma ideia, conseguimos realizar entre 400 e 500 testes por hora. Ou seja, aumentamos de maneira significativa a eficácia das testagens, a sensibilidade e, principalmente, a reprodutibilidade. Somos o único laboratório da região a utilizar a alta tecnologia deste equipamento da Erba Mannheim”, enfatiza.


A interface do Laboratório BIOMED possibilita que nenhum resultado de exame seja mais digitado manualmente. Tudo é feito de forma automatizada. “É um avanço muito grande pois minimiza totalmente o risco de erro. O cliente é atendido em nossa recepção, entrega os pedidos do exame, faz seu cadastro em nosso sistema de informática laboratorial - que é extremamente moderno - e em seguida é gerado um código de barras exclusivo que identifica este paciente. Isso garante, ainda, o completo sigilo do exame”. acrescenta.

Depois que o material é colhido pelas especialistas na exclusiva sala de coleta de exames, os códigos de barra são devidamente colados nos tubos que contém a nova solução de bioquímica e, a partir daí, não há mais nenhuma interferência humana. Todas as diluições, toda a preparação e toda análise são feitas por esses novos equipamentos. “Com isso,o laboratório BIOMED adquire sensibilidade e atividade bioquímica absurdamente maiores”, atesta Tiago Donizetti.


TIAGO DONIZETTI participou de congressos Nacionais e Internacionais de Análises Clínicas que reuniram palestrantes e expositores das indústrias mais renomadas desta tecnologia do mundo.

César complementa que o BIOMED está em um patamar tecnológico alto e diferenciado em relação à região. “Isso se traduz em segurança para o paciente e para o médico. Este investimento alto no setor de bioquímica se justifica porque compõe 80% das demandas médicas, entre elas, dosagens para colesterol total, as frações glicose, ácido úrico e as enzimas cardíacas, entre outras. Quando falo de bioquímica, estou me referindo a todos esses exames”.


Com esses investimentos em tecnologia, a reprodutibilidade do laboratório BIOMED avançou muito e o processamento, simplesmente, quadriplicou. “Atualmente, fazemos os exames quatro vezes mais rápidos se comparados à tecnologia anterior. Em resumo, o paciente chega ao laboratório, coleta o sangue pela manhã e, a maioria desses exames de bioquímica, já estarão prontos e para retirar no atendimento ou através do nosso portal na internet, com altíssima segurança e confiabilidade”, enfatiza Tiago.


AVANÇO NO SETOR DE HEMATOLOGIA

Hematologia é o setor onde as condições relacionadas ao sangue e suas frações são investigadas. Compreende a hematologia geral, o estudo da coagulação e a imunohematologia. O hemograma é o exame mais comum entre as solicitações médicas dentro deste grupo, sendo frequentemente solicitado pela capacidade do sangue revelar alterações em diferentes partes do organismo.


O hemograma completo também contribui para diagnosticar e classificar anemias. Por meio de equipamento automatizado de alta tecnologia e rigoroso controle de qualidade, acompanhado de análise microscópica, ele avalia quantitativamente e qualitativamente os elementos do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas).


Dentre os setores do laboratórios de análises clínicas da área técnica é o que faz testes de coagulação para pré-operatórios e para monitorar o uso de anticoagulantes orais. A imunohematologia classifica o tipo sanguíneo ABO/Rh e realiza outros testes para investigação da incompatibilidade materno-fetal.


Neste setor, também há uma nova parceria com a empresa global Horiba Medical que projeta, desenvolve e distribui em todo o mundo soluções completas em Hematologia e Hemostasia, que destinadas, principalmente, a análises biológicas em laboratórios médicos. Esses analisadores automatizados atendem às necessidades em diagnóstico in vitro (IVD) e é uma das mais respeitadas em hematologia em todo o mundo.


“Adquirimos uma solução completa em Hematologia que fornece uma grande variedade de analisadores e instrumentos automatizados para realizar a identificação e contagem de células sanguíneas (hemograma). Esse teste é fundamental no diagnóstico de várias doenças relacionadas ao sangue. Possui alta performance em análise hematológica com validação integrada e tecnologias avançadas para mistura e análise de amostras garantindo resultados precisos. Para se ter uma ideia de eficiência, pode-se processar 80 amostras por hora e fornecer resultados em até 60 segundos”, explica César Camilo.


Segundo Tiago Donizetti, com todas essa alta tecnologia de automação laboratorial que o BIOMED possui atualmente, a interferência humana no setor de metrologia - no que se diz respeito a processamento de amostra - é praticamente zero. Ele exemplifica que as amostras chegam da coleta já etiquetadas com o código de barras e, imediatamente, são colocadas no equipamento. “Ele faz toda a homogeneização dos tubos e análise dos componentes sanguíneos ficando apenas a revisão de lâmina para os analistas clínicos que executam essa tarefa em microscópio”.


NO INTERIOR MAS COM TECNOLOGIA DE CAPITAL


Os diretores enfatizam que, embora Laboratório BIOMED esteja localizado no interior, a tecnologia oferecida hoje aos médicos e clientes é a mesma encontrada em grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte. “Todos esses investimentos trouxeram muitos avanços em análises clínicas para nós que estamos no interior de Minas Gerais. Contamos com uma um aparato tecnológico extremamente competitivo encontrado, muitas vezes, somente em grandes centros urbanos”.


Tiago atesta que os clientes de Guaxupé e os que vêm de diversas cidades da região contam com o que há de melhor em análises clínicas no mundo. “É motivo de bastante orgulho para a gente poder oferecer essa qualidade aos inúmeros médicos, clientes e também à nossa Santa Casa de Misericórdia. Todos ganham”.


Os grandes investimentos tecnológicos e estruturais começaram há 5 anos, com a inauguração da nova sede e dos primeiros passos rumo à automação – que hoje é uma realidade. “Tudo isso comprova nossa missão em oferecer o melhor na área da saúde. É um segmento que não admite fazer o básico: ou a gente faz muito bem feito ou não faz. Esse é o nosso pensamento. Desta forma, temos um laboratório que funciona 24 horas por dia e 7 dias da semana. É um orgulho para gente poder oferecer essa prestação de serviço de qualidade para Guaxupé, para a nossa região, para a nossa Santa Casa e Pronto Socorro. Os pacientes internados contam com o apoio em tempo integral do BIOMED que oferece uma tecnologia que, no SUS, seria de difícil acesso”.


Tiago reafirma o compromisso do Laboratório Biomed com a qualidade e inovação constantes “Temos essa premissa de inovar constantemente. Temos imenso orgulho em oferecer à nossa população um parque de equipamentos para análises clínicas único em nossa região. Essas parcerias somente aconteceram porque essas empresas globais escolheram nosso laboratório para esse avanço tecnológico regional. Testamos os equipamentos deles no laboratório por cerca de quatro meses e verificamos a eficácia e qualidade. Essa exitosa parceria com o BIOMED foi levada a outros laboratórios do país, referenciando toda a credibilidade que temos no setor de análises clínicas. Estou na área de laboratorial há 15 anos e fiquei impressionado com a qualidade desses equipamentos”, ressalta o biólogo.


Felipe Corradi, da global Erba Mannheim, reiterou as palavras dos diretores do BIOMED. Ele ressaltou também a importância desta parceria com um laboratório idôneo e de comprovada credibilidade. “A parceria com Laboratório Biomed representa um importante passo para a Erba Mannheim na região do Sul de Minas Gerais. Por meio desta parceria conseguimos consolidar a entrega de uma solução de alto valor agregado aos altos padrões de qualidade exigidos pelo laboratório”, afirmou.


AUDITORIAS PERIÓDICAS


Por estar anexo ao hospital e prestar serviços ao Sistema Único de Saúde, o laboratório BIOMED passa anualmente por auditorias independentes rígidas por órgãos ligados ao Ministério da Saúde, sempre com grande êxito. Além disso, todos os procedimentos são avaliados pela ControlLab, uma das melhores empresas de proficiência clínica do país atestado pela Sociedade Brasileira de Patologia clínica/Medicina Laboratorial.


UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS


Há 33 anos, no ano de 1989, na gestão do provedor Dr. Maurício Zerbini, que o Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Guaxupé começou a operar, proporcionando maior conforto e agilidade no tratamento dos pacientes. O bioquímico Carlos César Camillo foi o responsável pela elaboração e estruturação deste que atualmente é um dos laboratórios mais renomados da região.


Grandes médicos contribuíram para a evolução do Laboratório da Santa Casa ao longo dos anos, entre eles, Heber Quintella, Maurício Zerbini e Vicente Lessa, com suas respectivas diretorias.


Depois de tantos anos de prestação de serviços e confiabilidade, o Bioquímico Carlos César Camilo e o Biólogo Tiago Donizetti Silva foram os responsáveis pela terceirização e crescimento do laboratório da Santa Casa, agora conhecido como Biomed – Laboratório de Análises Clínicas.


Desde que era parte da Santa Casa, o laboratório detinha a confiança do guaxupeano nos resultados. Hoje, além de reformado, ampliado e adequado, toda a tecnologia presente no Biomed, das salas de coleta aos resultados finais dos exames, garantem excelência e conforto em todos os processos.


As constantes reformas de ampliação e melhorias nos equipamentos resultou em uma notável diferença na estrutura, mas não alterou a missão, visão e valores da equipe. A qualidade no atendimento está em cada diagnóstico e faz parte da nossa história.

“Nossa equipe é formada por profissionais altamente capacitado com mestrado e doutorado na área afim de garantir o melhor atendimento aos pacientes”, analisa Camilo.


Além de toda a experiência e conhecimento de profissionais altamente capacitados, novas técnicas de exames e novos equipamentos, o Biomed conta também com uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo - USP, que garante constante atualização e um campo de pesquisa que reflete diretamente nos diagnósticos dos pacientes.


Quem vê a marca nova, a fachada moderna e os equipamentos de última geração pode não imaginar mas o Biomed conta com mais de 3 décadas de tradição, confiabilidade e bom atendimento. Antes mais conhecido pela população como o laboratório da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé, hoje o laboratório Biomed está pronto para atender a toda a cidade e região para a realização mais de 700 tipos de exames. Ter em mente a história por trás de cada diagnóstico imprime mais seriedade ao compromisso da confiabilidade.




Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page