BANNER---REVISTA-MÍDIA---980-x-250-PX.jp

Aos 14 anos, Otávio é o grande gênio do xadrez em Guaxupé



Aos 14 anos completos, o estudante da oitava série, Otávio Ronaldo dos Reis, vem conquistando inúmeros torneios de xadrez com traços de verdadeiro campeão.

Foi em 2017 que a habilidade de Otávio como enxadrista foi descoberta pela professora de Educação Física, Tiomara Oliveira. Ela, ciente da importância do xadrez no desenvolvimento da memória e do raciocínio das crianças, criou um projeto para ensinar o jogo nas escolas.


Matriculado na Escola Nossa Senhora Aparecida, em Guaxupé, Otávio, na época com 11 anos, praticava alguns jogos, entre eles, o xadrez, quando Tiomara notou sua destreza, decisões rápidas e grande perspicácia com a movimentação das peças sobre o tabuleiro.


Para ela, foi um achado muito significativo, pois, além da aptidão para o jogo, Otávio expressava grande capacidade de concentração e paciência no desenrolar das partidas.

Durante os jogos, totalmente absorto ao que se passava ao redor, Otávio, em momento algum, manifestava pressa em terminar as disputas. Cada lance era bem estudado e realizado com a excelência de um verdadeiro profissional. Enfim, para a professora ficou evidente todos os indicativos de um promissor campeão.


O fato motivou Tiomara a convidar o marido, Alan Marks, a participar de seu projeto. Alan, que além de cantor profissional também é treinador de xadrez, junto com Tiomara passou a orientar Otávio com o propósito de amplificar seu notável potencial.


Assim, começaram os treinos com disciplina e seriedade. Otávio, que até então só se destacava como enxadrista entre os colegas, rapidamente já estava competindo fora da escola em importantes torneios e sendo vencedor. Assim, formando uma boa parceria, Tiomara e Alan, passaram a agregar seus alunos aos campeonatos de jogos da cidade criando a ‘LEX- Liga Escolar de Xadrez’, com o propósito de garantir o xadrez na infância e adolescência a custo zero na região.





OTÁVIO RONALDO E SUA CONEXÃO COM O XADREZ


Vinculado ao conceito de que xadrez exige o poder total da concentração, Otávio acredita ser essa e melhor estratégia de defesa, sobretudo com relação às investidas do rei e da rainha de seus adversários. Conforme explica, quando totalmente concentrado, torna-lhe possível captar antecipadamente os planos de ataques de seus oponentes. E é com tamanha concentração que ele prepara as proteções do rei com maior resistência.


Consideravelmente tímido e de poucas palavras, em frente ao tabuleiro torna-se seguro e confiante, com um assombroso domínio de todo seu acanhamento. Atira-se no universo dos peões, da tirania da rainha, da ardileza do cavalo, da brandura do bispo, da agilidade da torre e entrelaça-se ao rei como um verdadeiro monarca.

Admite que, para chegar a conquistar tantos prêmios, foi preciso praticar todos os dias, atividade que continua realizando assiduamente. Acrescenta que, foi necessário muita persistência, atenção, foco, objetivo e treinos. Atualmente, com o período de pandemia, seus treinos são feitos via online praticando com jogadores de vários países do mundo. Muito embora diga que, prefere jogar colocando a mão nas peças do que pela Internet.

E a participação dos seus treinadores em seu aprendizado, o casal Tiomara e Alan, prossegue

firme na orientação e nos ajustes de seu desenvolvimento. Conforme Otávio mesmo explica: “Conto diariamente com o apoio dos meus professores. Ambos estão sempre dispostos a montar meus planos de estudo. Além deles, reconheço e sou grato ao apoio recebido por todos aqueles que estão ao meu redor”.


OTÁVIO JÁ ALCANÇOU O NÍVEL DE INSTRUTOR


Pelas pontuações conquistadas em todos os jogos e disputas, Otávio já atingiu o nível de Instrutor de Xadrez. Atualmente, está estudando para se tornar Mestre, um dos títulos concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.200 pontos. Mas faz questão de frisar que, mesmo estando treinando diariamente para participar de torneios internacionais, pretende continuar disputando os torneios de Guaxupé.

Importante citar que, como um bom jogador, Otávio jamais abandona uma disputa, ainda que perceba estar prestes a ser derrotado pelo adversário. Sendo assim, nunca tomba o próprio rei sobre o tabuleiro como desistência. Segundo diz: “Mesmo perdendo, eu vou até o final da partida”. E, sem nenhuma restrição, revela que a rainha é a sua peça favorita no momento de atacar seus competidores.


OS MOMENTOS DE LAZER DE OTÁVIO


Otávio gosta muito de música e aprecia todos os gêneros, inclusive cânticos de louvor. Costuma treinar canções com seu violão. Ele diz ter muito amigos e, nos momentos de lazer, procura juntar-se a eles para soltar pipas, trocar idéias, mexer no computador, assistir filmes, jogar futebol e vídeo game. Com relação à leitura, tem preferência por livros de ação e aventuras. Atualmente, seu livro de cabeceira é ‘Percy Jackson’, do escritor norte-americano Rick Riodan, também transformado em série cinematográfica. Mas diz gostar também de assistir telenovelas.


OS SONHOS


Com os olhos abertos para o futuro, Otávio pretende manter-se no caminho do xadrez. Porém, não descarta o sonho de cursar Engenharia Civil, carreira que pretende seguir com total decisão. Tanto que, sua matéria preferida na escola é Matemática, a qual domina com facilidade.

Quando alguém lhe pergunta o que é necessário para se tornar um campeão de xadrez, Otávio tem opinião bem formada: “Aconselho a todos que queiram entrar no incrível mundo do xadrez a não deixarem de ir em busca de seus objetivos e sonhos”.

Perguntado a ele quais os três pedidos que faria caso encontrasse um mágico em seu caminho, Otávio afirmou que: “Seria incrível encontrar um mágico. Iria pedir a ele para me tornar o maior campeão de xadrez do mundo. Como segundo desejo, pediria uma bicicleta e, por último, um notebook para poder treinar as partidas de xadrez”.

Um outro sonho revelado por ele é: “Quero um dia poder me tornar um grande incentivador de crianças e jovens, contando minha história e relatando as minhas conquistas no xadrez”.


SUAS PREMIAÇÕES:


- Campeão Individual e coletivo da Liga Regional de 2019 Masculino Sub-14. Dentre quinze projetos diferentes e mais de cem participantes, Otávio conquistou o lugar mais alto do pódio.

- Campeão dos Jogos Estudantis de 2018 por equipes e individual Sub-13 com a escola Nossa Senhora Aparecida. O torneio acontece anualmente entre todas as escolas públicas e particulares do Município.

- Várias vezes medalhista em torneios escolares e Sub-13 nível municipal e regional.

- Atualmente, Otávio embrenhou-se na Seleção Guaxupeana Sub-17. Para essa ação, ele dedicou-se com muito empenho e disciplina aos treinos, pois, são vagas disputadíssimas. Assim, pôde participar de torneios como: O Duelo Internacional LA LIGA online, com a presença de mais de 90 equipes do mundo todo.

Outro evento de caráter relevante do qual também fez parte recentemente foi o Lex Brasil, que agrega várias equipes de enxadristas de todo Brasil com até 17 anos.

ROSÂNGELA FELIPPE



Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

wtzp.png
clinimplant1.jpg

©2020 por Portal Mídia Brasil ®

Av. Conde Ribeiro do Valle, 255  - 2º Andar - Sala 8

E-mail: revistamidia@revistamidia.com.br

Tel. (35) 3551-2040 - Guaxupé  MG