top of page

A ADMIRÁVEL TRAJETÓRIA DO BIÓLOGO DR. TIAGO DONIZETTI E OS AVANÇOS DO LABORATÓRIO BIOMED


Dr. Tiago Donizetti da Silva, formado em Ciências Biológicas e atuante como Analista Clínico e Diretor Administrativo no BIOMED – Laboratório de Análises Clínicas (Foto: Revista Mídia)

A biologia é uma ciência fascinante que nos permite mergulhar nas complexidades da vida em todas as suas formas. Um dos profissionais mais destacados nessa área é o Dr. Tiago Donizetti da Silva, formado em Ciências Biológicas e atuante como Analista Clínico e Diretor Administrativo no BIOMED – Laboratório de Análises Clínicas. Sua carreira é um exemplo inspirador de como a paixão pela biologia pode nos levar a desvendar os segredos da vida e fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas.


Desde cedo, Tiago demonstrou uma curiosidade inata e um espírito "inconformado" que o levou a questionar o mundo ao seu redor. Ele sempre teve uma sede insaciável por conhecimento e uma vontade incessante de encontrar respostas para suas perguntas. Foi no ensino médio que a disciplina de biologia capturou sua atenção de forma inegável, especialmente quando se tratava de assuntos relacionados à genética e biologia molecular. Esses temas intrigantes se tornaram seu foco de paixão e um ponto de partida para sua jornada na biologia.


Possui um currículo admirável. É especialista em Patologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de Medicina (EPM), Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina / Disciplina de Gastroenterologia Clínica da UNIFESP/EPM, Doutor em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina / Medicina Translacional da UNIFESP/EPM, integra o quadro de especialistas do Conselho Regional de Biologia 4ª região, na área de Análises Clínicas e é membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica-Medicina Laboratorial/SBPC.


Atualmente, é um dos diretores e há 17 anos é Analista Clínico no Laboratório de Análises Clínicas Biomed. “Também sou pesquisador colaborador no Laboratório de Gastro-Oncologia Molecular da disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP e possuo ainda expertise no desenvolvimento de diagnóstico molecular do câncer”, explicou.


Segundo ele, o maior desafio da profissão é acompanhar o avanço científico que ocorre de forma muito rápida e, se faz necessário muito estudo e dedicação para alinhar a estes avanços e permanecer atualizado constantemente. “Na minha área de atuação, compreender as nuances do diagnóstico é crucial. Olhar o indivíduo pela perspectiva biológica o que inclui a sua interação com o meio é um grande diferencial. O indivíduo afastado do seu meio, é uma abstração, não sendo possível conjecturar, elocubrar hipóteses, pois, se desconhece o fruto, a origem da doença”.


A alta tecnologia tem sido fator preponderante para o avanço no segmento. “Hoje a tecnologia dentro de um laboratório de análises clínicas é sinônimo de qualidade. A otimização dos processos laboratoriais através da informática laboratorial permite a minimização dos erros e garante precisão e agilidade nas análises. O BIOMED fechou uma parceria recente com a maior e mais importante empresa do segmento de sistemas laboratoriais – SHIFT – com esta parceria, atingimos um novo patamar de qualidade e agilidade na realização dos nossos exames. A partir desta parceria, iremos oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno no diagnóstico laboratorial”, enfatizou.


Um dos principais fatores do pioneirismo da empresa é justamente esse investimento em tecnologia de ponta. “Temos como principal objetivo a qualidade no sistema laboratorial, desta forma, investimos de forma contínua em equipamentos de última geração oferecendo o que há de mais moderno no segmento aos nossos clientes. Mas de nada adianta tecnologia de ponta se não tivermos profissionais atualizados para acompanhar todo este avanço para isso, nossa equipe é composta por mestres e doutores o que permite um suporte técnico diferenciado aos médicos e clientes de nossos serviços”.


Outro fator que coloca o laboratório em destaque na região é sua participação no principal e mais rigoroso programa de controle de qualidade do país, oferecido pela Sociedade De Patologia Clínica – Medicina Laboratorial, o ControlLab, participando avaliações periódicas do programa e com aproveitamento máximo. “Utilizamos de um sistema de informática laboratorial avançado que permite agilidade e assertividade nos resultados dos exames. Estrutura moderna e estruturada de forma a oferecer um atendimento de qualidade e de forma humanizada”, explicou o biólogo.


A nova versão da RDC 786 que entrou em vigor no dia 1º de agosto deste ano, norma que regulamenta a atuação dos laboratórios de análises clínicas, e autorizou a realização dos testes rápidos em farmácias. No entanto, nesta mesma RDC, fica enfatizado que, esses testes não podem ser utilizados com fins diagnósticos, desempenhando papel apenas de triagem. “A grande diferença está justamente nestas definições. Os resultados de exames laboratoriais apoiam cerca de 70% das decisões médicas e, estes exames continuam sendo realizados estritamente nos laboratórios de análises clínicas. Todo teste realizado em farmácia, deve ser confirmado em um laboratório de análises clínicas e, somente após esta confirmação, ser utilizado para fins diagnósticos”.


Segundo Tiago Donizetti, o BIOMED executa certa de 40 mil exames por mês com altíssima taxa de confiabilidade. “Devido a tecnologia envolvida nos processos laboratoriais o índice de confiabilidade técnico das análises é superior à 99%.


Projeto de expansão


A empresa agora foca na expans˜˜ão de seus serviços para outras localidades, facilitando o acesso dos cliente. “Nós, do laboratório BIOMED, nos preocupamos em atender com qualidade nossos clientes e, nesse sentido, entendemos a necessidade de uma Unidade de Coleta geograficamente estratégica que facilitasse o acesso dos clientes que moram distantes de nossa matriz. Nesse sentido, estamos próximos de inaugurar nossa nova Unidade Vera Cruz, localizada na Avenida Tancredo Neves, 745. Esta unidade foi pensada e estruturada com muito carinho a fim de atender de forma mais prática as pessoas da região”, enfatiza.


Ele encerra explicando que nos laboratórios de análises clínicas, biólogos especialistas em diversas áreas desempenham papéis essenciais na realização de testes e diagnósticos para monitorar a saúde humana. “Através de rigorosos métodos científicos, os biólogos traçam o mapa das mais complexas manifestações. Suas análises precisas e interpretações criteriosas não apenas expandem nosso entendimento, mas também embasam a tomada de decisões, desempenhando um papel vital na promoção da saúde e no avanço do conhecimento científico. Na área da saúde, os biólogos são peças-chave em diversas frentes de atuação: do aconselhamento genético a pesquisa biomolecular; do banco de órgãos ao diagnóstico clínico, entre muitas outras áreas. Uma dedicação que se reflete em avanços e no desenvolvimento dos preceitos da saúde única”, conclui.



wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

consórcio 980x250.jpg
bottom of page