top of page
consórcio 980x250.jpg

5º Fórum Café e Clima da Cooxupé apresentará interferências climáticas na safra cafeeira no Brasil

 

Agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ministrará palestra no evento na quinta-feira, 27 de julho, na matriz da cooperativa, em Guaxupé (MG)

 

A 5ª edição do Fórum Café e Clima da Cooxupé, que será realizada na quinta-feira, dia 27 de julho, em Guaxupé (MG), contará com palestra do agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da empresa Rural Clima. Ele explicará como as previsões climáticas vão interferir na safra de café em diversas regiões do Brasil. O evento começa às 14h, com encerramento às 17h. E será, também, transmitido ao vivo, on-line, pelo Hub do Café e pelo canal da Cooxupé no Youtube.

 

Juntamente com a agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, Marco Antonio afirma que como julho foi um mês mais seco, esta condição favorecerá o avanço da colheita de café, principalmente em áreas do Sudeste e da Bahia. Já no Paraná, a tendência é de que ocorram chuvas mais frequentes, provocando algumas paralisações dos trabalhos de campo.

 

Com a tendência de formação de um El Niño, eles afirmam que existe a possibilidade de uma primavera com temperaturas mais elevadas.

 

Durante os próximos meses, para concluir bem a atual colheita de café, Marco Antonio e Ludmila destacam que produtores de café, dentre eles cooperados da Cooxupé, devem ficar atentos às previsões de curto prazo e com os cafés expostos à céu aberto. “E, com uma condição de maior umidade e temperaturas elevadas, é preciso que fiquem atentos a doenças. É necessário atenção aos tratamentos fitossanitários”, concluem.Para mais informações da palestra de Marco Antonio dos Santos, clique aqui.

 

Programe-se

5º Fórum Café e Clima da Cooxupé

  • Data: Quinta-feira, 27 de julho

  • Horário: das 14h às 17h

  • Evento também será transmitido pelo portal Hub do Café e pela página da cooperativa no Youtube 

 

Programação:

  • 14h00: Abertura com Diretoria Executiva da Cooxupé

  • 14h15: Palestra de Guilherme Vinícius Teixeira, engenheiro agrônomo do Departamento de Geoprocessamento da Cooxupé, sobre as condições meteorológicas e suas consequências nas regiões em que a cooperativa atua.

  • 15h00: Palestra de Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da empresa Rural Clima, sobre as previsões de clima para os próximos meses nas diversas regiões cafeeiras do Brasil.

  • 15h45: Palestra de José Donizete Alves, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), sobre como as condições meteorológicas ocorridas entre agosto de 2021 a abril 2023 afetaram a safra atual de café.

  • 16h30: Debate

  • 17h: Encerramento

Comments


wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page