top of page
consórcio 980x250.jpg

Paulo Rogério quer criar Conselho e Fundo Municipal de Proteção Animal

Vereador diz que objético é dar também respaldo às pessoas e associações protetoras de animais

Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Guaxupé, ocorrida na noite de ontem (22), o vereador e líder do Governo Paulo Rogério Leite Ribeiro (PSC) indicou ao prefeito Dr. Heber Quintella a elaboração de um Projeto de Lei para a criação de um Conselho e um Fundo Municipal para tratar da proteção e bem-estar animal.


A Indicação de nº 051/2021 tende a implementar políticas públicas voltadas à defesa, bem-estar animal e ainda um fundo municipal para gerenciar receitas e recursos financeiros em ações de saúde, proteção e direito dos animais no município.


Inovador, o Projeto de Lei sugerido pelo vereador visa atender especialmente animais abandonados, feridos ou sob condições de maus-tratos, além de dar apoio nas ações do dia-a-dia das pessoas e associações protetoras de animais.


Continua após a publicidade

Após a indicação o vereador esteve nesta terça-feira em reunião com a Procuradoria Geral do Município e com o prefeito. O Projeto de Lei para criar o Conselho Municipal do Bem Estar Animal (COMBEA) e do Fundo Municipal de Bem Estar Animal (FUMBEA) começou a ser elaborado.


De acordo com o vereador a criação e funcionamento do Conselho Municipal para Proteção e Bem-estar Animal (COMBEA) tem como finalidade o desenvolvimento de políticas públicas e ações em prol da defesa, proteção e bem-estar dos animais nativos, selvagens, exóticos, domésticos e domesticados, aliado à responsabilidade social na defesa do meio ambiente no município de Guaxupé


“Precisamos trabalhar a conscientização da população sobre a necessidade de se adotar os princípios da guarda responsável, a importância da vacinação e da castração animal para o controle da população de cães e gatos em nossa cidade. O Conselho deverá ser criado justamente para dar essa condição”, disse Paulo Rogério.


Ainda segundo o vereador também deverá fazer parte das atribuições do Conselho elaborar programas e campanhas de proteção e preservação da vida animal e firmar parcerias com empresas privadas e entidades do terceiro setor visando à elaboração, financiamento e execução de projetos que tenham por finalidade a proteção, defesa e bem-estar dos animais.


Trâmite para a criação do Projeto de Lei


O Governo Municipal irá elaborar e apresentar na Câmara Municipal o Projeto de Lei para a criação do Conselho e do Fundo de Bem-Estar Animal em Guaxupé.


O Projeto seguirá também para análise da Comissão de Justiça e Redação e só depois poderá colocada em pauta de votação na Casa de Leis. A expectativa é de que o Projeto de Lei seja protocolado pelo Executivo na Câmara nos próximos 60 dias, dependendo do fluxo de trabalho e demandas do prefeito.

wtzp.png

Receba notícias do Portal MÍDIA no WhatsApp!

Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI

bottom of page